desenho tecnico
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LUCIANO ESEQUIEL DE MEDEIROS
DESENHO ARQUITETÔNICO
Itumbiara
2015
LUCIANO ESEQUIEL DE MEDEIROS
DESENHO ARQUITETÔNICO
Este relatório de visita tem como finalidade obtenção de nota parcial na disciplina de Desenho Técnico Civil do Curso de Engenharia Civil do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Go.
Orientado por: Sérgio Nagata
Itumbiara
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata do tema projeto arquitetônico. São informações que mostram o que é necessário para compor esse projeto. Essas informações são necessárias para que haja entendimento e a leitura do desenho arquitetônico se torne universal.
O desenho de arquitetura manifesta-se como um conjunto de símbolos que expressam uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). É através dele que o arquiteto ou engenheiro transmite as suas intenções arquitetônicas e construtivas.
O projeto arquitetônico é composto por diversos documentos, entre eles as plantas, os cortes, as fachadas, cobertura, localização e situação. Neles encontram-se as informações sob forma de desenhos, que são fundamentais para a perfeita compreensão de um volume criado com suas compartimentações. Nas plantas, visualiza-se o que acontece nos planos horizontais, enquanto nos cortes e elevações o que acontece nos planos verticais. Assim, a partir do cruzamento das informações contidas nesses documentos, o volume poderá ser construído. Para isso, devem ser indicadas todas as dimensões, designações, áreas, pés direitos, níveis etc. As linhas devem estar bem diferenciadas, em função de suas propriedades (linhas em corte ou vista) e os textos claros e corretos.
1 – Elementos do desenho Arquitetônico
Os elementos do desenho arquitetônico são vistas ortográficas formadas a partir de projeções ortogonais, ou seja, sistemas em