desenho tecnico
Aplicação de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas
1 Objetivo
Esta Norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.
2 Condições gerais
2.1 Largura das linhas Corresponde ao escalonamento , conforme os formatos de papel para desenhos técnicos. Isto permite que na redução e reampliação por microfilmagem ou outro processo de reprodução, para formato de papel dentro do escalonamento , se obtenham novamente as larguras de linhas originais, desde que executadas com canetas técnicas e instrumentos normalizados.
3. Espaçamento entre linhas O espaçamento mínimo entre linhas paralelas (inclusive a representação de hachuras) não deve ser menor do que duas vezes a largura da linha mais larga, entretanto recomenda-se que esta distância não seja menor do que 0,70.
3.1 Tipos de linhas
3.2 Ordem de prioridade de linhas coincidentes
Se ocorrer coincidência de duas ou mais linhas de diferentes tipos, devem ser observados os seguintes aspectos, em ordem de prioridade
1)arestas e contornos visíveis (linha contínua larga, tipo de linha A); 2)arestas e contornos não visíveis (linha tracejada, tipo de linha E ou F); 3) superfícies de cortes e seções (traço e ponto estreitos, larga nas extremidades e na mudança de direção; tipo de linha H);
4) linhas de centro (traço e ponto estreita, tipo de linha G); • NBR 10068 OUT 1987
Folha de desenho - Leiaute e dimensões
1 Objetivo
1.1 Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.
1.2 Esta Norma apresenta também o leiaute da folha do desenho técnico com vistas a:
a) posição e dimensão da legenda;
b) margem e quadro;
c) marcas de centro;
d) escala métrica de referência;
e) sistema de referência por malhas;
f) marcas de corte.
1.3 Estas prescrições se aplicam