Desenho tecnico
Podemos definir corte como sendo a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Sua utilização possibilita o desenvolvimento das peças e seu controle depois de prontas.
Sua representação é essencial para a função do objeto, mas ao mesmo tempo não é essencial para seu funcionamento, veja a figura abaixo:
Figura 1 - Desenho Técnico
Corte é um recurso utilizado em diversas áreas, para facilitar o estudo do interior dos objetos.
Cortar quer dizer dividir, secionar, separar partes de um todo. Em Mecânica, também se utilizam modelos representados em corte para facilitar o estudo de sua estrutura interna e de seu funcionamento. Sem tais cortes, não seria possível analisar os detalhes internos dos objetos mostrados. Porém, Em certos casos, você deve apenas imaginar que os cortes foram feitos porque nem sempre é possível aplicar cortes nos objetos. É o que acontece em desenho técnico mecânico.
A representação em corte na indústria, só é utilizada quando a complexidade dos detalhes internos da peça torna difícil para compreensão por meio da representação norma.
Existem vários tipos de corte e para que você entenda bem o assunto, a seguir alguns tipos:
Desenho Técnico – Profª Angélica Ferro
P á g i n a |5
CORTE TOTAL
É definido como aquele que atinge a peça em toda a sua extensão. Veja a imagem abaixo:
Figura 2 - Desenho Técnico
Os cortes são imaginados e representados sempre na posição em que se encontra o observador e faz-se necessário mostrar elementos internos da peça ou elementos que não estejam visíveis.
Considere o corte realizado sob um plano de corte ou imaginário. No caso do corte total, este plano de corte atravessa completamente a peça e atinge partes maciças, como figura abaixo:
Figura 3 - Desenho Técnico
Os cortes podem ser classificados e representados em qualquer