desenho tecnico
ETAPA 1
1. A principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico. Para se definir uma característica descritiva do desenho técnico, devemos distinguir o objetivo da sua criação, se este apenas transmitir imagens sem grandes evidências nas suas dimensões, podemos considera-lo artístico. Porem se ele explicar rigorosamente as formas e dimensões do objeto como, por exemplo, os aspectos relevantes para a sua produção, podemos considera-lo como sendo um desenho técnico.
2. Os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
O desenho técnico pode assumir variados modos na sua representação, embora sempre mantenha o rigor e a objetividade que o caracteriza. Existem modos mais utilizados que são as representações em vista e em perspectiva.
3. Norma ou órgão que é referência para maioria das normas individuais de cada pais.
Existem determinadas regras e convenções que são necessárias para que o desenho técnico possa ser compreendido de forma universal. Essas regras devem ser seguidas tanto na execução do desenho quanto na sua leitura. Há vários organismos nacionais e internacionais que as executam, podemos citar algumas normas mais comuns como, a Euro-normas (EN) utilizadas na Europa semelhantes a ISO, as normas ANSI são quase exclusivas no continente americano entre outras.
4. A importância da escrita normalizada em desenho técnico
Toda informação inscrita em um desenho técnico deverá ser apresentada dentro da norma. Tanto os desenhos livres feitos a mão, como os realizados a partir de um sistema, estes devem conter os textos normalizados, isso garante que os desenhos serão uniformes, legíveis e de qualidade.
5. Quais são os tipos de linhas utilizadas para representar as arestas de contorno visível e invisível.
A norma ISO 128:1982 define diferentes tipos de linhas e suas respectivas espessuras, que irão de acordo com o que se deve apresentar no desenho técnico. São