desenho tecnico
Faculdades Unificadas Doctum
Curso: Engenharia Civil Período: 1°Período
Disciplina: Desenho Técnico
NBR-10647
Seu objetivo é definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, execução (à mão livre ou computadorizada)).
NBR-10582
NBR-10068
Seu objetivo é definir o tipo de folha de desenho, lay-out e dimensões e irá padronizar as folhas, com margens e legendas. Esses papéis especiais, da série A, são usados de acordo com a norma, tanto na vertical, quanto na horizontal, preferencialmente com o menor formato.
NBR-8196
Esta norma determina as condições exigidas para o emprego de escalas e suas indicações na representação gráfica.
Para executar uma representação gráfica que não cause dúvidas para quem fará a leitura e interpretação, utilizamos o recurso de desenhá-la na sua verdadeira grandeza.
Caso surjam peças reduzidas para serem representadas é necessário a ampliação para que seja possível colocar todas as informações para sua execução. No caso de peças de tamanho grande teremos que diminuí-la para a execução de sua representação gráfica.
Escala é a proporção definida entre as dimensões de uma peça real e as do seu respectivo desenho.
NBR-10067
NBR-10126
Na execução de todos os desenhos técnicos sejam de detalhes ou montagem os conceitos sobre cotagem estão contemplados nesta norma.
Documentos complementares: Para melhor aplicação desta norma, teremos como pré requisito o conhecimento das normas NBR 8402 – Caligrafia Técnica, NBR 8403 – Tipos de Linhas aplicadas nos desenhos técnicos e NBR 10067- Princípios gerais para representação gráfica em desenho técnico.
Definições: Para melhor aplicação desta norma adotamos por definição a Cotagem e a sua Aplicação.
Cotagem: Na Representação gráfica destacamos característica de cada elemento,