Desenho tecnico
O processo mais imediato e detalhado, que é empregado, para transmitir informações sobre a execução de um trabalho, no tocante as suas medidas, formas e demais esclarecimentos.
Em quaisquer serviços executados, nas áreas da Arquitetura, as suas informações são: entendidas, lidas e documentadas, através de um trabalho denominado de: DESENHO TÉCNICO.
O desenho, em função da maneira, pela a qual é representado graficamente, e também, segundo as convenções adotadas passa a ser entendível, independentemente da escrita usada em sua parte descritiva, o que permitem que se possa afirmar ser ele uma LINGUAGEM INTERNACIONAL.
Por essa facilidade de comunicação é que as execuções de trabalhos técnicos, só são feitas pelas as leituras de folhas de DESENHO.
PARTES E FINALIDADES
Os desenhos técnicos, para melhor entendimento do processo construtivo, são apresentados de diversos modos, que são assim classificados:
• PLANTA: trata-se de um desenho que mostra a peça, a ser trabalhada, sob uma visão horizontal, servindo para definir assim, principalmente suas metragens lineares.
• CORTE: demonstra uma seção interna, da peça a ser trabalhada, definido assim as alturas de suas partes, como também as espessuras de sua estrutura.
• ELEVAÇÃO ou FACHADAS: são vistas laterais, da peça a ser trabalhada, que permitem assim demonstrar suas faces, como também os detalhes de seus acabamentos.
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO:
A execução de qualquer desenho sempre é feita pelos os seguintes sistemas de trabalhos:
MANUAL:
Executado em mesa própria para desenhar, com a utilização de ferramentais, tais como: • Réguas dos tipos T ou Paralela, as quais permitem o traçado perfeito das retas horizontais, como dão o apoio para o manuseio dos demais ferramentais. • Esquadros, denominados de 90° e 45°, são empregados para os traçados das retas, verticais ou inclinadas. •