Desenho tecnico predial autocad
SPDA – SISTEMA PROTEÇAO DESCARGA ATMOSFERICA
01 - OBJETIVO:
Projeto de SPDA de toda Área de Produção do Picador da Fazenda Campo Alegre de propriedade de ADM DO BRASIL LTDA, localizada no Município de Ribas do Rio Pardo - MS.
02 - CARACTERÍSTICAS GERAIS:
“Será executado em estruturas de Para-Raios Tipo Franklin, Gaiola de Faraday, Suporte guia, Mastro de cano galvanizado de 11/2”, Eletroduto de PVC Rígido, Cabo de Cobre 16,35mm para descida, 50 mm para Aterramento, Caixa de Inspeção, Haste cobreada e ETC.
03 - NORMAS ADOTADAS:
Na elaboração do projeto, foram adotadas as normas da ABNT, NBR 5419, NBR5410, Livro Proteção contra raios na Fazenda e demais Normas onde aplicável.
04 - RELAÇÃO DE DOCUMENTOS:
A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Desenho do Projeto SPDA
05 – FUNÇAO DO SPDA: Função do SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) neutralizar, pelo poder de atração das pontas com o crescimento do gradiente do potencial elétrico entre solo as nuvens através do permanente escoamento de cargas elétricas do meio ambiente para solo, oferecer a descarga elétrica que for caírem suas proximidades um caminho preferencial, reduzindo os riscos de sua incidência sobre as estruturas. Níveis de proteção não esta relacionado com a probabilidade de queda do raio na edificação, mas com eficiência que o sistema tem captar e conduzir o raio a terra. O nível de proteção aplicado para esta situação e o III ou IV com eficiência de 90 ou 80 %, que atende: fazendas e estabelecimentos agropecuários.
Zona de Proteção
Representa volume protegido pelo pára-raios, se cair em qualquer ponto dente volume será o caminho preferido por ele. A Zona de proteção do pára-raios tipo Franklin e um cone, como mostram a figura, o vértice do cone e a ponta do captor e o ângulo de inclinação (, e o ângulo de proteção