Desenho Tecnico Kely
A sustentabilidade tem sido um tema debatido com frequência, devido às urgências ambientais. A atual escassez dos recursos naturais e a dúvida de que serão tomadas as medidas necessárias para o problema e a preocupação crescente diante deste assunto fazem com que a sociedade torne-se mais consciente do quão é necessária a preservação destes recursos naturais.
A Casa ecológica pode ser a solução para os vários problemas ambientais. Ela visa uma edificação coerente com critérios previamente estabelecidos de sustentabilidade, racionalização energética e mínima de impacto ambiental. Espera-se a utilização de novas técnicas construtivas, de soluções alternativas de obtenção de energia e de reaproveitamento da água.
O uso de materiais construtivos renováveis – na medida do possível, aproveitamento dos condicionantes naturais (sol e água). Para auxiliar na criação de uma mentalidade de “não desperdício”, a casa usará procedimentos ecologicamente corretos. As características fundamentais são a intenção de criar uma habitação humana em harmonia com o ambiente natural, buscando a sustentabilidade em todos os aspectos: ambiental, econômico e social.
O desafio é criar uma casa ecológica confortável e um amplo espaço interno e externo ecologicamente correto e que atenda principalmente às exigências e necessidades do consumidor.
DIRETRIZES PROJETUAIS
No aspecto relacionado à escolha dos materiais, a madeira foi eleita como matéria prima fundamental, especialmente considerando ser este o único material realmente renovável na construção civil tradicional.
Procurando aliar os conceitos ambientais com a situação deficitária de habitação no país, o projeto foi desenvolvido para servir de parâmetro para moradias de médio poder aquisitivo, podendo, com alterações, vir a ser produzida em série para conjuntos habitacionais destinadas às famílias de baixa renda.
Durante as pesquisas preliminares, foram constatados procedimentos urbanos – como, por exemplo, o