Desenho Tecnico Industrial
Desenhar as vistas desse objeto significa projetar as faces num fundo plano, da seguinte forma:
VS: Vista Superior VLE: Vista Lateral Esquerda VF: Vista Frontal
A resposta, então, seria:
1ª OBS) Muita gente se confunde em relação à vista lateral. Nesse exemplo, a vista lateral é a face que vemos pela esquerda, sendo posicionada, nas vistas, à direita da frontal. Há casos em que vemos o objeto lateralmente pela direita; nesses, a vista lateral se posiciona a esquerda da frontal.
2ª OBS) Deve-se tomar cuidado também em relação às medidas. O plano inclinado, nas vistas superior e lateral do exemplo, não foi representado em medidas reais. Nesse caso, não faz sentido transpassar para as vistas as medidas indicadas no objeto. A única vista que representa o plano inclinado em verdadeira grandeza, no caso, é a frontal.
Por isso, é importante observar a correspondência entre as vistas. As medidas de comprimento, largura e altura precisam ser iguais. Se não forem, já é um indicativo que algo está errado.
As vistas serão as seguintes:
Outro conceito importante é o de linha invisível. Elas precisam ser representadas, pois são importantes na hora da confecção do objeto. Por exemplo, o sólido abaixo tem as seguintes projeções:
Notem que na representação da vista lateral esquerda existe uma linha tracejada. Essa linha invisível é necessária para indicar que há um buraco quando corremos o objeto através da linha de visão lateral.
Outro exemplo:
Há também as linhas de simetria e centro-circunferência.
As linhas de simetria (traço-ponto) indicam que, na vista, o objeto é simétrico. E as linhas centro-circunferência (também traço-ponto) são usadas em projeções das circunferências. Exemplos:
Os conceitos básicos são apenas esses, porém o exercício do T1 não será tão fácil quanto os exemplos do resumo. É importante ter atenção em:
1) Posicionar a vista lateral de forma correta;