Desenho organizacional
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS
DESENHO ORGANIZACIONAL
Ouro Branco 27 de março de 2012.
DESENHO ORGANIZACIONAL
O desenho organizacional tem-se tornado uma das principais prioridades de gestão devido ao aumento da competitividade global e do crescente uso da tecnologia da informação. É a fonte de sustentação de sua vantagem competitiva e tem influência no tratamento de contingência (evento que deve ocorrer de forma planejada, como uma mudança no ambiente ou uso de uma nova tecnologia), na gestão eficaz da diversidade, na habilidade para inovar em bens e serviços, no controle do ambiente, na coordenação e motivação dos empregados e no desenvolvimento e implantação de sua estratégia. Um desenho pobre pode levar ao declínio da organização.
Desenho Organizacional retrata a configuração estrutural da organização e implica no arranjo dos órgãos dentro da estrutura no sentido de aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. O esquema teórico para identificar as variáveis relevantes para o desenho organizacional é o seguinte:
• Entradas (inputs): São as características do ambiente geral e, principalmente, do ambiente de tarefa (fornecedores de recursos, clientes e usuários, concorrentes quanto a entradas e saídas e entidades reguladoras).
• Tecnologias utilizadas: Para a execução das tarefas organizacionais, sejam sistemas concretos e físicos (Omo máquinas, instalações e equipamentos), sejam sistemas abstratos e conceituais (como o Know-how).
• Tarefas ou funções: São as operações e processos executados para obter determinadas saídas ou resultados (outputs).
• Estruturas: são as relações existentes entre os elementos componentes dse uma organização, incluem as interações, a própria configuração organizacional dos órgãos ou cargos, a hierarquia de autoridade, ou seja, todos os esquemas de diferenciação e