desencolvimento da china e os donos da natureza
1416 palavras
6 páginas
Há algumas décadas, cientistas e psicólogos entraram em consenso na escolha das principais emoções humanas. Alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e desgosto foram as eleitas e o grupo ficou conhecido como "Big Six" (as seis grandes, em tradução livre). As big six representam as sensações primitivas que fazem com que todas as pessoas apresentem expressões faciais com as mesmas características dramáticas e, por mais de meio século, foram tema de intensas investigações.Hoje, outras emoções vêm ganhando importância e se tornam cada vez mais relevantes para a ciência. Conheça as cinco emoções que representam o mundo atual, segundo o site científico New Scientist.ElevaçãoEm meio à turbulência econômica vivida pelo mundo no ano passado, em especial os Estados Unidos, o discurso de posse do presidente Barack Obama foi considerado poderoso e inspirador. Enquanto Obama proferia palavras de esperança e amor, cada um de seus simpatizantes enchia os olhos de lágrimas, sentiam um formigamento atrás do pescoço e um calor no peito. Esse sentimento é o que o especialista Jonathan Haidt, da Universidade da Virgínia, rotulou de "elevação".
Elevação parece ser um sentimento universal. Embora ainda não estudadas em pré-modernas sociedades alfabetizadas, tem sido documentado em pessoas do Japão, da Índia, os E.U. e os territórios palestinos. Isso o coloca na mesma liga como o Big Six. Mas, para ser considerada como uma emoção básica também deve ter um propósito.
A elevação parece ser um sentimento universal, mas para ser considerada como emoção básica também deve ter um propósito. Haidt explicou que as pessoas sentem uma espécie de leve estrangulamento quando a experimentam, o que sugere que o nervo vago (o décimo par de nervos cranianos) tem envolvimento no processo - ele é o responsável por estimular os músculos da garganta e pescoço. A ativação desse tecido também está ligada à liberação de um hormônio chamado oxitocina, que gera sentimentos calorosos e calma. Entre outras