Desemprego
Por exemplo aqui no Brasil,a seca na região Nordeste afetou negativamente o mercado de trabalho formal em fevereiro. Em todo o país foram perdidos 22.127 postos de trabalho, sendo que no Nordeste 19.872 vagas foram eliminadas,devido à seca, a produção agrícola caiu e consequentemente a indústria de produtos alimentícios teve que reduzir sua atividade.Não só no Brasil,mas no mundo inteiro sofrem desemprego por fatores climaticos ,na EUA enchente fecha fabricas e ameaça estoques mundiais.Ja na espanha que atravessa a pior seca dos últimos 70 anos. Milhares de empregos agrícolas estão em risco e as perdas financeiras deverão ser gigantescas. As associações de agricultores falam de um prejuízo da ordem dos 650 milhões de euros. Notícias alarmantes para um país que atravessa uma crise económica dramática. Neste inverno a precipitação foi 30 por cento inferior ao normal.
José Manuel Allue decidiu regar a seara, uma medida extrema porque geralmente basta a chuva para regar o trigo ou a cevada: “Se não chover nos próximos dois ou três dias, e as previsões dizem que não, não há solução, as searas estão condenadas. E vamos ver o que que acontece aos produtos hortícolas e aos frutos porque há pouca água. Esta é a mais recente catástrofe, pelo que vai haver muito desemprego no setor agrícola. Não tenho ideia do que vai acontecer até ao final do ano.”
“Em princípio, a seca é cíclica em Espanha. O que é surpreendente é a violência da seca nestes últimos três meses. Em muitas regiões de Espanha não caiu uma gota. Já tivemos secas noutras ocasiões mas normalmente há alguma precipitação” – explica o meteorologista Ángel Ribera.
A situação em Portugal é semelhante. Mais de metade do país encontra-se em seca