desemprego
O crescimento do desemprego tem sido observado mais cotidianamente à sociedade e suas características são cada vez mais complexas. Estatisticamente as mulheres não tem as mesmas oportunidades dos homens e mais de 80% dos jovens no mundo ainda estão desempregados. A cada dia que passa o mercado de trabalho está mais exigente, buscando o melhor para suas empresas, mas infelizmente não ha profissionais qualificados o suficiente para atender o mercado de trabalho, isso explica o grande numero de desempregados no país.
Atualmente, o Brasil esta vivenciando uma situação muito preocupante. No país há milhares de desempregados mesmo existindo diversas vagas a serem preenchidas, pois a população não está qualificada para atender suas respectivas funções. Mas isso acontece devido à falta de preparo da sociedade.
Boa parte dos brasileiros não tem incentiva ou mesmo interesse em se qualificar, apesar de que o governo possibilita a inclusão de pessoas com menor poder aquisitivo através de programas sociais como, SENAI, SESI, CIEMG, FIEMG, IEL e escolas técnicas, onde os cursos beneficiam seus alunos com bolsas em dinheiro, alimentação e transporte. Porem a muitas pessoas que desistem de se qualificar, para ingressar no mercado de trabalho em busca do primeiro emprego para suprir suas necessidades e se tornarem independentes. Entretanto a cada dia que passa o mercado de trabalho está mais exigente, buscando o melhor para suas empresas, mas infelizmente não ha profissionais qualificados o suficiente para atender o mercado de trabalho, isso explica o grande numero de desempregados no país.
Portanto para melhor promover a inclusão profissional é preciso que as pessoas mudem seu pensamento em relação ao primeiro emprego, que elas deixem de se contentar com pouco e busquem se capacitar, assim melhorando não só seus conhecimentos, mas sua qualificação profissional, para que