DESEMPENHO DO SETOR INDUSTRIAL NO BRASIL
INTRODUÇÃO
Nos anos 70, 80 e 90, a indústria no Brasil continuou a crescer, embora tenha estagnado em certos momentos de crise econômica. A década de 80 , por exemplo, foi conhecida como a “década perdida” para a economia brasileira, devido a retração econômica da indústria. O cenário mudou e , estabilizada, a base industrial atual do páís, produz diverso produtos: automóveis, máquinas, aviões, equipamentos e produtos alimentícios industrializados, entre outros.
Embora seja autossuficiente na maioria dos setores, a indústria brasileira ainda é dependente de tecnologia externa em campos como a informática.
Após diversas crises econômicas, o país é hoje um dos mais industrializados do mundo e ocupa o décimo quinto lugar em escala global nesse segmento.
Desenvolvimento da Indústria
A dinâmica de crescimento da indústria, em termos gerais, acompanhou a retomada de 1993 após os anos de estagnação ou recessão entre 1990 e 1992. O complexo metal-mecânica teve participação destacada neste movimento desde meados de 1993, principalmente nas cadeias automobilísticas e de eletrodomésticos, com os setores de máquinas e equipamentos para a indústria ou para a agricultura, além de siderurgia, acompanharem o processo sem, entretanto, o liderar.
Aspectos Econômicos
A economia de um país, pode se dividir em setores: primário, secundário e terciário.
Esses setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento de um país ou região.
O setor marcante é o terciário, que nos países de alto grau de desenvolvimento econômico, quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Como processo de globalização Iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
Estatísticas
Nos anos 2000, a produção interna aumentou 32,3%. O agronegócio (agricultura e pecuária) cresceu 47%, ou 3,6% ao ano, sendo o setor mais dinâmico - mesmo depois de ter resistido às crises