DESEMPENHO DE EDIFICA ES HABITACIONAIS
GUIA ORIENTATIVO PARA ATENDIMENTO À NORMA ABNT NBR 15575/2013
Para a melhoria na qualidade da habitação dois anos de estudos resultaram em seis partes da ABNT NBR 15575/2013, desempenho de Edificações Habitacionais, contribuiu para a modernização tecnológica da construção brasileira. Este guia reflete os objetivos da ABNT que reforça a importância das melhores praticas e consciência do papel da arquitetura e da engenharia na defesa da qualidade da habitação no Brasil. a norma de desempenho traz extraordinária oportunidade de comparação ao consumidor final, que terá à sua disposição uma classificação onde o consumidor poderá escolher sua casa avaliando o nível de desempenho do imóvel e o seu conforto térmico.
Vários padrões devem ser seguidos para que no período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nesta Norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e supondo o atendimento da periodicidade e correta. Irei decorrer alguns assuntos de forma breve que são elementos constituintes na elaboração do projeto visando o conforto térmico. A Parte 1 da norma trata das interfaces entre os diferentes elementos da construção e do seu desempenho global, no caso do desempenho térmico, onde influem simultaneamente fachadas, cobertura, etc. Estabelece diretrizes para a implantação das edificações habitacionais e indicações gerais sobre estabilidade, durabilidade, segurança no uso e na ocupação, desempenho lumínico, etc.
Os requisitos gerais de desempenho são:
1- Implantação da Obra – estabelece que as edificações ou conjuntos habitacionais devem ser definidos de acordo com as características geomorfológicas do local, levando em conta riscos de deslizamentos, erosões e outros, a norma possui uma lista de orientação para que seja verificado item por item. A construção deve ser executada com