DESEFENSORIA PÚBLICA

965 palavras 4 páginas
O QUE É?

Defensoria Pública é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não tenham condições financeiras de pagar por este serviço, atuando em casos da Justiça Estadual.
Em geral, a Defensoria atende aquelas pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos. Casos excepcionais são avaliados no atendimento presencial pelo Defensor Público.
A Defensoria possui unidades em várias cidades do Estado de São Paulo e conta com convênios para atender as cidades onde não possui unidade própria.
Os defensores públicos são formados em Direito e prestaram um concurso público específico para prestar este serviço.

DIFERENTES FORMAS DE ATENDIMENTO
Pelo site:

O informativo é claro e de fácil acesso. Disponível no site www.defensoria.sp.gov.br.
Ainda no site existe uma facilidade onde fica disponível a procura do posto de atendimento localizado na sua cidade, para melhor suprir as necessidades dos que precisam.
Atendimento móvel:
O serviço visa fornecer assistência jurídica gratuita para populações de baixa renda em regiões atualmente não abrangidas pela Defensoria de SP.
O atendimento móvel é feito por meio de um veículo-furgão, adaptado para o atendimento ao público.

MEDIAÇÕES DE CONFLITOS
Psicólogos e assistentes sociais, em assessoramento aos defensores públicos, buscam promover a mediação através de acordos extrajudiciais entre os cidadãos em demandas que não exijam, obrigatoriamente, a intervenção do Poder Judiciário.
A iniciativa é pioneira e procura criar um atendimento diferenciado ao cidadão e uma solução mais rápida para o problema.

INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
Os assistentes Sociais procuram orientar os usuários e familiares sobre os desdobramentos e implicações envolvidas em tal demanda; refletir com os mesmos sobre as demais formas de intervenção e tratamento; conhecer e compreender a realidade de cada família e o cotidiano do dependente químico ou pessoa com transtorno

Relacionados