Desduplicação de arquivos
É uma forma de eliminar arquivos duplicados em seus blocos de dados, muito utilizados pelas grandes empresas principalmente na realização de backups como forma de economia de espaço. É uma técnica empregada para melhorar a utilização do armazenamento e também pode ser usada para a transferência de dados da rede reduzindo o número de bytes a serem enviados. É utilizado desde meados de 2008.
Pode ser aproveitada também em computadores domésticos e atualmente vem sendo incorporada aos principais softwares de smartphones para backup.
Apesar de terem funções parecidas, o termo Desduplicação não deve ser confundido com compressão, pois esta segunda apesar de liberar espaço em disco não tem a função de eliminar redundância de arquivos.
A desduplicação é feita por software que compara blocos de dados já armazenados. Para isso acontecer a cada pedaço de dado é conferida uma identificação, Esses software na maioria das vezes usam funções hans criptográficas. E no momento de gravar ele reconhece textos e conteúdos duplicados gravando apenas a parte que não esta repetida.
Como já citado acima o principal beneficio da desduplicação é redução de espaço no disco, mas também, melhora a capacidade, diminui a dependência do backup no dispositivo utilizado e permite uma recuperação mais rápida após uma pane do sistema.
Porém, como em toda transformação, com todos os benefícios surgem alguns riscos e preocupações. A primeira insegurança é sobre a integridade dos arquivos que pode ser alterada durante o processo. Devido a criptografia dos dados, um arquivo corrompido após a desduplicação poderá ser irreversível. Outro problema é a interferência na velocidade do sistema, deixando-o lento durante o processo, principalmente nos grandes sistemas com vários dispositivos de backup.
Com o amadurecimento da tecnologia os softwares de desduplicação tem se especializado na minimização destes erros, tendo sua confiabilidade testada e comprovada. O melhor a se fazer é