Desde Os Primordios O Homem Vem Sobrendo Transforma Es
383 palavras
2 páginas
Desde os primórdios o homem vem sofrendo transformações tanto física quanto culturalmente. O homem pré- histórico surgiu a mais de quatro milhões de anos deixando vestígio de sua existência, como as pinturas em paredes de cavernas, armas e instrumentos. Estes sendo cada vez mais aperfeiçoados, de acordo com sua adaptação para a sobrevivência, revelando que a cada período havia uma característica e um tipo de cultura. CULTURAS DO PALEOLÍTICO (de 500.000 a 10.000 anos) Subdividida em Paleolítico Inferior, Médio e Superior. Caracteriza-se pelo homem caçador e coletor. Nessa época as temperaturas eram muito baixas obrigando o homem Paleolítico a procurar abrigo em cavernas e descobrindo o fogo. Com o domínio do fogo o homem pré-histórico introduziu a caça e vegetais cozidos a sua alimentação. Sem contar o nomadismo, os grupos depois de consumirem os recursos naturais a sua volta migravam para outras regiões. Para fabricar suas armas faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra.
Durante o Paleolítico Superior o homem continua sendo um predador, mas se prepara para a passagem para um produtor. Continua caçando, pescando, coletando, mas, entretanto, começa a desenvolver técnicas mais refinadas e avançando intelectualmente também.
CULTURAS DO MESOLÍTICO (12.000 A 10.000 a.C.)
Caracterizado pelo recuo das geleiras no hemisfério Norte. O homem mesolítico desenvolve a pesca, favorecendo o sedentarismo nos locais aproximados ao longo do litoral, a construção de habitats de estacas e a invenção da canoa.
CULTURAS DO NEOLÍTICO (10.000 a.C.)
Também chamado de Pedra Polida, é o período de grande mudança no agir e no pensar do homem. Ele deixa e ser um coletor e passa a ser um produtor de alimento, aperfeiçoa seus instrumentos tornando-os mais eficientes. Também nesse período aprende a domesticar animais. O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos. Formam aldeias