Descrição e Análise do Processo de Ensino
Processo de Ensino
Na dimensão da formação profissional, os participantes identificaram a necessidade dos conhecimentos transmitidos pelos professores por meio de uma perspectiva critica da aplicação. O óbvio resultante da postulação da necessidade dos conhecimentos transmitidos pelos professores, evento que centraliza os aspectos da formação nesse primeiro conjunto temático, torna-se de imediato justificado pela afirmação da falta de interesse e preparo dos professores, assim como pelo fato de se mostrarem inexperientes, amadores e desvinculados da prática.
Faz parte da expectativa do aluno que o professor lance mão da própria experiência para relatá-la. O relato de experiências é estratégia primordial para que o aluno possa antecipar ou comparar as atividades práticas que desenvolve. Bem ou mal, os professores cumprem uma função de modelo. Tanto os professores que não pertencem quanto os que integram a área transmitem uma ideia estereotipada da atuação em organizações ou apresentam o estudo de modo duplamente empobrecido, no que concerne à teoria vinculada à Psicologia Organizacional e às suas possibilidades práticas. A área organizacional é a que mantém o maior índice de dedicação exclusiva entre os profissionais da psicologia.
Para os participantes, de um modo geral, os cursos não capacitam, não difundem pesquisas, não transmitem informações especificas das área Organizacional e tampouco integram os conteúdos ao contexto do trabalho. Em contrapartida, os participantes sugeriram que é preciso se preocupar com uma formação integral e incentivar a produção de conteúdos pertinentes à nossa realidade. São constantes as reivindicações por um conhecimento critico da realidade na qual estamos inseridos. Existe um permanente anseio pela produção de um conhecimento cientifico do homem e das instituições brasileiras. Formar cidadãos que se identifiquem como agentes de transformação em busca de uma sociedade mais justa tem sido a palavra de