descrição NBR 207
NBR NM 207 define a normas que se aplicam a elevadores elétricos de passageiros, com ela definimos a forma de construção, mas isso depende da análise que a própria NBR exige sobre o local e o tipo de material do elevador que será colocado.
As normas também exigem que os matérias que serão usados tenham um armazenamento adequado, como peças de reposição cabos para trocas e outros materiais.
Mas nessa NBR não se aplicam para elevadores de carga, monta-cargas, elevador de automóveis, elevador unifamiliar, elevadores dos tipos hidráulico, pinhão e cremalheira, fuso, (plano inclinado).
Outras exigência que existe são as de medidas de segurança como o tempo de fechamento da caixa, número de cabos pra cada caixa, a lotação máxima permitida, tempo de acionamento dos freios em caso de rompimento dos cabos e outras exigência que devem ser seguidas a risco para que não haja acidente.
NBR 5666
Esta Norma define os termos empregados em instalações de elevadores elétricos, em geral. São feitas muitas exigências na hora da instalação e estão todas descriminadas nessa NBR, ela fiscaliza todos os periféricos do elevador como botão, porta, teto e iluminação, ela determina o tempo que um passageiro leva pra subir ou descer do elevador para que a porta não feche no momento em que o passageiro entre, a velocidade do elevador e muitos outras.
NBR 5665
Ela determina os cálculos que serão usados para o fluxo de pessoas que usam o elevador. Esses cálculos vão variar de acordo com o ambiente que ele foi instalado, se ambiente vai ser uma edifício de residências unifamiliar, um ambiente de escritório, restaurante entre outras possibilidades.
E por que é feita esses parâmetros. É justamente para se saber o número de pessoas que iram passar diariamente por esse local e que iram usar o elevador, ai sim sabemos qual deverá ser a capacidade máxima do elevador.
NBR-NM 195
O normas da NBR NM 195 está voltada para os tipos de transporte vertical como escadas rolantes, esteiras