Descrição: Matando Robôs Gigantes
Escola de Comunicação
Aluna: Tábata Flores
Descrição do objeto de estudo da monografia “Resposta à demanda do ciberpúblico: um estudo de caso do podcast MRG”
O objeto de estudo desta monografia é o podcast Matando Robôs Gigantes, mais conhecido como MRG. Com início em julho de 2008, o MRG surgiu como um programa de humor, no qual os apresentadores conversam sobre filmes, histórias em quadrinhos, livros e jogos. Além dos episódios com essas temáticas, existe ainda a Voz do Robô, em que notícias e fatos curiosos do momento são debatidos de forma descontraída.
O programa tem duração aproximada de 30 minutos, com dois episódios por semana. A edição é feita pelos próprios apresentadores, levando de 5 a 9 horas por episódio, mas é atribuída a um personagem chamado C.R.E.U.Z.A, que é imaginada pelos ouvintes como uma espécie de criatura não humana, também conhecida como “As Seis Mãos Que Controlam”.
Roberto Estrada, 30 anos, empresário e coordenador de marketing, Affonso Solano, 31 anos, ilustrador e escritor, e Diogo Braga, 30 anos, produtor de conteúdo para rádio e televisão, compõem o quadro de apresentadores. Além deles, personalidades do mundo dos games, escritores e até ouvintes são convidados a participar de alguns programas.
A escolha dos temas ou produtos a serem analisados, quando não provenientes de publicidade paga, se dá mediante os seguintes critérios: pedidos dos ouvintes, obra consagrada ou algo que os apresentadores leram ou assistiram e desejam comentar, seja a crítica positiva ou negativa. Apesar de possuírem um script em relação à ordem do programa, os comentários dos apresentadores não são compartilhados ou combinados antes entre eles.
Os episódios seguem uma ordem, que é mantida nas cinco categorias do programa (MRG filmes, MRG histórias em quadrinhos, MRG livros e Voz do Robô). O início é sempre marcado por uma paródia musical, feita pelos ouvintes. Após a música, os apresentadores fazem a tradicional