DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA DO INTESTINO DO PEIXE Carassius auratus.
608 palavras
3 páginas
DESCRIÇÃO HISTOLÓGICA DO INTESTINO DO PEIXE Carassius auratus.Evento: Encontro de Pós-Graduação
Área do conhecimento: Histologia
Palavras-chave: Cyprinidae, digestivo, Kinguio.
1 INTRODUÇÃO
Nos peixes, além da função de digestão e absorção, o intestino pode desempenhar funções auxiliares, como osmorregulação e respiração (SILVEIRA et al., 2009). Como o estudo morfológico revela o desempenho no processo digestivo, absortivo e metabólico dos diferentes animais (LUNDSTEDT, 2003), além de revelar as diferentes adaptações do trato digestório em função a dieta ofertada (LIQUORI et al, 2007), o estudo histológico é essencial para a escolha da fonte alimentar, bem como o conhecimento da biologia digestiva da espécie. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo a descrição histológica do intestino do peixe Carassius auratus, produzido e cultivado em diversos países, inclusive no Brasil, e amplamente utilizado na aquicultura ornamental.
2 MATERIAIS E MÉTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)
O exemplar de C. auratus foi doado por uma loja de aquários, após morte natural. Dissecado, teve seu intestino coletado, subdividido, fixado em formol tamponado por 6hs, posteriormente em álcool 70%, acondicionado em cassetes e processado no Processador Leica. O material foi incluído em parafina e os blocos resultantes cortados em um micrótomo. Os cortes foram montados em lâminas, coradas com Hematoxilina e Eosina (H-E) (ROSS & PAWLINA, 2012) e lidas ao microscópio. Os procedimentos foram realizados no laboratório de Histologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande.
3 RESULTADOS e DISCUSSÃO
As porções do intestino, anterior e posterior, caracterizam-se por apresentar quatro camadas: a mucosa, a submucosa, a muscular e a serosa. A mucosa de ambas as porções exibiu um epitélio prismático simples composto por enterocitos entremeados por células caliciformes, indicando a secreção de glicoproteínas, um tecido conjuntivo frouxo