Descrição dos fatores de surgimento do pensamento marxiano e a identificação de suas consequências
O marxismo é um conjunto de ideias elaboradas por Karl Marx, para entender melhor sobre o marxismo vamos antes de tudo refazer o percurso filosófico que se originou. O ponto de partida para seu percurso revolucionário são o materialismo de Feuerbach e a dialética de Hegel, dois pensadores que inspirou Marx.Para Hegel o universo se explica inteiramente no espírito do qual seria a encarnação. Para Feuerbach o espírito é produzido pela material. Criando assim o materialismo dialético, onde a única realidade é a matéria, e o materialismo histórico que é uma visão econômica da historia,mostrando assim que não era só conhecimento, mais também a transformação revolucionária do mundo.
“Os Filósofos se limitam a interpretar o mundo de diferentes maneiras, mais o que importa é transformá-lo.” (Marx; 1996: p.128)
Com isso, Marx se aprofundou com interesse pelos problemas econômicos e sociais, que era provocado pelos acontecimentos que se desenrolavam pelos países mais desenvolvidos do ponto de vista capitalista, como a Inglaterra e a França, como também pela miséria das massas trabalhadoras da Alemanha. O levantamento dos operários de Lyon em 1831 e 1934, o movimento revolucionário do proletariado inglês no final dos anos 30, entre outras batalhas operaria que tiveram importância histórica. Com o surgimento de uma classe nova o proletariado, Marx se aprofundou nos problemas socioeconômicos, e com isso se interessou na literatura socialista, que circulava na Inglaterra e na França. Com o seu trabalho na Gazeta Renana, teve contato direto com a vida e a luta de massas na Alemanha, e com seu conhecimento do movimento operário nos outros países, exercendo uma grande influencia sobre ele. Em outubro de 1843, Marx, foi morar em Paris, onde aprofundou seus conhecimentos políticos. Frequentou os subúrbios de Paris onde habitavam os operários, e, passou a ter relações com