DESCRIÇÃO DE CARGOS
A palavra monitoração tem um significado especial nesta parte. Monitorarsignifica seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoasdentro de determinados limites de variação. Preferindo a palavra monitorar co invésde controlar, a fim de evitar o significado de fiscalização externa e de submissãoestreita a regras e regulamentos impostos.Em uma cultura democrática e participativa, o controle externo deve sersubstituído pelo autocontrole e autonomia das pessoas em direção a metas eresultados a serem alcançados. (CHIAVENATO – 2008, 494 http://pt.scribd.com/doc/50467650/37/Monitorando-Pessoas-%E2%80%93-6%C2%BA-Processo-de-Gestao-de-Pessoas MONITORAR: seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de certos limites, para o atingimento dos objetivos planejados.
5) Processos de Monitorar Pessoas – São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem bancos de dados, sistemas de informações gerenciais, auditoria de recursos humanos e trabalhista.
Todos esses processos ou subsistemas estão intimamente relacionados entre si, de tal maneira que se interpenetram e se influenciam reciprocamente. Cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais, quando bem ou mal utilizados, havendo necessidade de se evitar privilegiar alguns subsistemas em detrimento de outros, pois isso poderá provocar desníveis ou assimetria entre eles e até a perda dos efeitos sinérgicos em função do seu tratamento conjunto; todos os processos são desenhados de acordo com as exigências das “influências ambientais externas” (Leis e regulamentos legais; sindicatos; condições econômicas e políticas; competitividade; condições sociais e culturais) e das“influencias organizacionais internas” (Missão organizacional; visão, objetivos e estratégias; cultura organizacional; natureza das tarefas; estilo de liderança, etc) para obter melhor