descrição de cargo: Analista de organização e métodos
O profissional que trabalha como analista de organização e métodos tem como principal objetivo a organização de uma empresa e a criação de métodos de funcionamento e trabalho que direcionem o seu desenvolvimento estratégico e o seu crescimento financeiro. Este profissional tem como palavra chave a estratégia, pois ele deve desenvolver processos de melhorias continuadas na empresa com o propósito de aumentar a produtividade e como consequência os lucros desta empresa e também cortar gastos e desperdícios.
Formação necessária:
Por ser uma área voltada diretamente à parte administrativa da empresa, o profissional tem quer formação superior em administração. Contudo os profissionais da área de ciências contábeis e economia podem também estar qualificados a atuarem no mercado de organização e métodos.
Ter uma ou mais línguas estrangeiras fluentes e um conhecimento avançado nos serviços Office são essencial para este profissional.
Atividades Exercidas:
As atividades de um analista de organização e métodos são muito variadas porem as mais comuns são:
• Organizar a estrutura administrativa da empresa.
• Analisar indicadores de produtividade
• Melhorar fluxos de processos administrativos e operacionais.
• Adquirir maior controle sobre os custos da empresa.
• Consultoria e diagnósticos organizacionais.
• Cargos e salários.
• Planejamento estratégico.
Mercado de trabalho:
O mercado de trabalho é ótimo e amplo e está em crescimento na atualidade, principalmente em grandes cidades que é onde estão situadas as grandes empresas.
Quanto mais bem estruturada é a empresa, mais exigente ela passa a ser e assim sendo cada vez mais precisa de suas rotinas administrativas funcionando em perfeita ordem com eficiência.
Existem concursos públicos para esta área, porem é mais comum que este profissional trabalhe dentro do mercado privado.
A media de salário é de R$ 2,550 e R$ 8, 000, podendo ser ajustado, dependendo de