Descritiva Aula 03
Química inorgânica descritiva aula 03
Aluna: Edvânia Beserra Dos Reis 1. Estabeleça uma ordem de reatividade crescente dos ácidos ensaiados no item 3.1. E apresente uma justificativa para tal ordem.
Utilizaram-se os seguintes ácidos: HCl, H2SO4, H3PO4 e CH3COOH. Todos na concentração 1M e volume 3ml reagindo com magnésio metálico. Ao observar as reações, percebe-se que o ácido sulfúrico (H2SO4) reagiu de forma mais violenta que os demais. Aconteceram fatos como escure rápido, liberou gás, surgiu bolhas e ficou incolor depois te toda a reação. Isso pode ser explicado pelo fato de que este é o ácido mais reativo utilizado nas experiências.
Quanto maior a força do ácido, maior a sua reatividade com os metais.
A ordem de reatividade dos ácidos utilizados é a seguinte:
H2SO4 > HCl > H3PO4 > CH3COOH
O ácido acético, por ser um ácido orgânico, é o menos reativo.
2. Com base na atividade eletroquímica dos metais ensaiados no item 3.2. Justifique as diferentes reatividades dos mesmos.
Os metais que se encontram abaixo do hidrogênio não reagirão com ácidos não oxidantes. Ao contrário deste, os ácidos que se encontram acima do Hidrogênio podem deslocá-lo de soluções ácidas e oxidam-se com muita facilidade, ou seja, são fortes agentes redutores.
A facilidade de se oxidar do metal aumenta de cima para baixo na tabela, portanto, em ordem crescente de atividade dos metais utilizados no item 3.2. Tem-se: Mg > Al > Zn > Cu
3. Escreva a equação da reação ensaiada no item 3.3. e identifique os gases desprendidos. Justifique a diferença de reatividade do Cu nos itens 3.2. e 3.3.
Cu(s) + 2NO-3(aq) + 4H+(aq) → Cu2+(aq) + 2NO2(g) + 2H2O(l)
O gás desprendido na reação foi o dióxido de nitrogênio.
O cobre não reagiu com o ácido clorídrico devido não poder deslocar o H+ na reação.
Na reação do item 3.3, o cobre provoca redução do íon nitrato (NO-3), por isso, a reação foi bem mais intensa. Com isso percebe-se que o cobre é oxidado pelo NO-3.