Descri o de Cargos
CBO: 710205 - Mestre-de-obras: Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, Controlar padrões produtivos da obra, administrar cronograma da obra, profissional experiente em obras que detém o conhecimento de todas as atividades e sequência executiva da obra. Sua função é distribuir as frentes de serviço para os encarregados com o objetivo de cumprir as metas de produção da semana estipuladas pelo engenheiro (chefe imediato). Ele deve prezar pela qualidade do serviço, produtividade da equipe e o trabalho com segurança para evitar acidentes. É o porta-voz da obra. Ele deve manter a ordem dentro do canteiro de obras e filtrar os problemas antes de chegar na equipe de engenharia. Um bom mestre deve ter habilidade na leitura de projetos.
Ao longo de anos de obra os mestres demonstram muitas dificuldades com marcação de níveis e procuram mudar o projeto a todo o momento. Atenção nesses aspectos.
Encarregados de Obra: são os profissionais líderes das equipes. Sua função é colocar em prática as metas determinadas pelo mestre-de-obras para que consigam cumprir no prazo. Ele deve direcionar os profissionais na frentes de serviço e acompanhar a execução verificando se está conforme projeto. Também é função do encarregado evitar problemas na sua equipe como vaidades, profissionais que não produzem ou de serviço sem qualidade. O encarregado também deve ter habilidade na leitura de projetos e ter uma interação direta com o mestre-de-obras.
Os dois profissionais acima são os responsáveis por direcionar a mão-de-obra e colocar as atividades previstas pela engenharia em prática. Vamos agora aos profissionais que põe a mão na massa, também conhecidos como mão-de-obra direta:
Pedreiros de Construção: são os profissionais que fazem os serviços da parte civil como alvenarias, chapisco, emboço, reboco, contra-piso, requadramento de portas e janelas. Bons pedreiros são os que tem habilidades com nível, prumo, esquadro. Os pedreiros também atuam nos serviços de