DESCRI O BIBLIOG FICA
Disciplina: Fundamentos da Organização da Informação – 1/2015
Professor: Roger de Miranda Guedes
Alunos: Aldo Trajano – João Pedro da Silva Souto
Curso: Biblioteconomia – Turma TB 1
EXERCÍCIO 2
1. Sobre o INTERNATIONAL STANDARD BIBLIOGRAPHIC DESCRIPTION MONOGRAPHIES - ISBD(M)
a. Segundo Ortega (2011), quais os objetivos fundamentais da Descrição Bibliográfica
Internacional Normalizada das Publicações Monográficas - designada ISBD(M)?
b. De que maneira propostas de padrões mais estruturados para a descrição bibliográfica representam avanços para a Catalogação?
Resposta 1.a: Seu objetivo fundamental foi o de favorecer a comunicação internacional da informação bibliográfica fornecendo uma descrição normalizada de todos os documentos, ultrapassando as barreiras lingüísticas, permitindo que a operação desta informação pudesse ser lida por meio de máquinas.
Resposta 1.b: Tais propostas tornaram os estudos cada vez mais aprofundados visando uma abrangência mundial, na medida em que avançavam com suas inovações e desenvolvimento de métodos mais eficazes.
EXEMPLOS:
Especificação de elementos necessários na descrição de um documento.
Ordenação e agrupamentos mais adequados dos elementos da descrição.
Separação destes elementos por pontuação fixa.
2. Leia o trecho abaixo e procure argumentar em que sentido os dois momentos citados pela autora prejudicaram uma fundamentação mais ampla da Catalogação.
Os princípios de Catalogação propostos por Panizzi [...] foram secundarizados em ao menos dois momentos: quando o aproveitamento da produção de fichas catalográficas nos Estados
Unidos a partir de 1901 mostrou-se mais econômico; e quando o esforço para o uso dos computadores a partir dos anos 1960, junto à dificuldade de compreender e antever seus recursos, promoveu o obscurecimento do que precisaria ser contemplado pela máquina
(ORTEGA, 2011, p. 49).
R: Num primeiro momento, em 1901, a LIBRARY OF CONGRESS (LC) dá início a
produção