Descrever as funcionalidades das aplicações para proteção de ataques
Os ataques a computadores são ações praticadas por softwares projetados com intenções danosas. As consequências são bastante variadas, algumas têm como instrução infectar ou invadir computadores alheios para, em seguida, danificar seus componentes de hardware ou software, através da exclusão de arquivos, alterando o funcionamento da máquina ou até mesmo deixando o computador vulnerável a outros tipos de ataques.
Exemplos de Softwares de ataque:
Portscan: é uma aplicação dedicada principalmente à análise dos dispositivos disponíveis numa rede. Podemos descobrir quais os que a ela estão ligados, quais os serviços que têm acessíveis e muito mais informação.
Funcionalidade do Portscan: Basta que indiquem qual a rede que pretendem pesquisar, dado o endereço IP de início e de fim, e o PortScan procura dispositivo a dispositivo, mostrando para cada um dos detectados os serviços que cada tem disponíveis. MacAddress, nome, portos abertos, serviços disponíveis e shares de rede são mostrados de forma simples e agrupados por equipamento. O segundo separador permite ter informação similar, mas mais simples. Não necessitam de indicar qualquer rede pois o Port Scan procura as máquinas que detecta na rede e mostra serviços associados a estas.
Nmap: é um scanner open source, avançado e repleto de funcionalidades, ele foi desenvolvido pelo hacker Fyodor e é hoje amplamente utilizado por hackers e crackers em pentests (testes de invasão).
Funcionalidade do Nmap: é possível fazer um scan completo em redes, para obter informações como quais hosts estão ativos na rede, qual sistema que está sendo rodado e quais portas estão abertas e sendo utilizadas por servidores, além disso o Nmap também é muito utilizado por administradores de rede para tarefas como inventário de rede, horários de atualizações e gerenciamento de serviços. Apesar do Nmap ter sido desenvolvido pensando em um scan rápido e eficiente em uma