desconcentralização
Samuel Claudio Castilho
Gustavo Barros
Luis Matheus Schumiski
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
São Paulo
2014
Samuel Claudio Castilho
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Estou fazendo esse trabalho para maior conhecimento
Na matéria de física da professora Jackeline Soares, do
Colégio cultura
São Paulo
2014
Resumo
Conflito armado que começa em 1914 como uma disputa local entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, estende-se às potências imperialistas da Europa e atinge o mundo inteiro. O estopim é o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (1863-1914),herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo (atual Bósnia-Herzegovina). A guerra termina em 1918, causando a morte de mais de 8 milhões deslodados e 6,5 milhões de civis.
Introdução
A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, período em que as grandes potências europeias não entraram em guerra entre si e a burguesia viveu sua época de maior fastígio, graças à expansão do capitalismo imperialista e à exploração imposta ao proletariado.
Fatores gerais
Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados
Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.
Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra.
Fatores específicos
A França alimentava em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da humilhante derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.
A Itália, desejava incorporar as cidades não redimidas de Trento e