DESCOMPRESSÃO
Aconselhe as pessoas que aparentarem desconforto ou inaptidão dentro d’água para que desen¬volvam essas habilidades por meio de aulas de natação ou de prática antes de participarem dos treinamentos de mergulho. Aconselhe aqueles com habilidades aquáticas fracas que pratiquem e fortaleçam essas habilidades para a participação nos mergulhos em águas abertas.
Preparação e Cuidados com os Equipamentos
Ao longo do curso, organize a prática e a repetição adequada da montagem e desmontagem do equipamento de mergulho autônomo. Os alunos mergulhadores podem montar os equipamentos durante os mergulhos em águas confinadas, durante as sessões de desenvolvimento de conheci¬mento ou durante uma combinação dos dois.
Introduza a montagem/desmontagem primeiramente através da demonstração e então fazendo com que os alunos mergulhadores executem-nas duas vezes em seguida. Para cumprir os requi¬sitos de performance, distribua o restante da prática de montagem/desmontagem conforme seja vantajoso em termos de logística.
Mostre aos alunos mergulhadores como configurar adequadamente os equipamentos a fim de eliminar arrastos desnecessários e reduzir o potencial de danos ao ambiente aquático. O objetivo é obter um perfil hidrodinâmico em todos os mergulhos em águas confinadas e simular os cuidados necessários com o ambiente em águas abertas.
Faça com que os alunos mergulhadores demonstrem que sabem como enxaguar e conservar ade¬quadamente os equipamentos, seja como parte de uma sessão em águas confinadas ou de uma sessão de desenvolvimento de conhecimento. Como parte dos serviços prestados aos seus clientes, muitos dive centers se encarregam da limpeza e da manutenção dos equipamentos que disponibilizam para treinamento/locação. Esta prática não entra em conflito com o treinamento; os alunos podem simular o enxágue e a manutenção dos equipamentos desmontando-os, substituindo de capas de proteção, etc. Peça que os mergulhadores