Descobrindo a filosofia
De
História
Trabalho
Sobre a
Escravidão
Nome:Victor Wallinson Alves de Oliveira.
Escola:”E.E.Profº Erneto Quissak”
Professor:Gilberto
Série:6ºano A/5ªverde
Guaratinguetá,17de maio de 2013.
Índice 1. Introdução 2. A escravidão e seu funcionamento no Brasil * Escravidão no Brasil * Campanha abolicionista 3. Abolição da escravidão * Processo da abolição da escravatura no Brasil * A vida dos negros brasileiros após a escravidão 4. Antecedentes da abolição 5. Conclusão
Introdução
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
A escravidão e seu funcionamento no Brasil
Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.
Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.
Apesar de todas estas citações, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde os começos da História.