Descobrimento do brasil
A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil foi escrita por Pero Vaz de Caminha ,escritor de nacionalidade portuguesa que participou da esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil em 1500. Sua função era de escrivão da esquadra. A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. Alguns trechos da carta comentavam sobre a vida dos nativos: "A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem coberta alguma Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto’’ ou também "Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas". Pero Vaz de Caminha nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1450 (dia e mês desconhecidos) e morreu na cidade em Calicute (Índia) em 15 de dezembro de 1500.
2. Cite os povos nativos americanos mais conhecidos no mundo. Eles possuíam cidades organizadas e cultura? Comente sobre isso.
No Brasil colonial os portugueses tiveram como aliados os índios aldeados, os quais se tornaram súditos da Coroa.O primeiro inventário dos nativos brasileiros só é feito em 1884, pelo viajante alemão Karl von den Steinen, que registra a presença de quatro grupos ou nações indígenas, de acordo com as suas línguas: tupi-guarani, jê ou tapuia, aruaque ou maipurée caraíba ou caribes. Von den Steinen também assinala quatro grupos linguísticos: tupi-guarani, macro-jê, caribe e aruaque. Atualmente estima-se que sejam faladas 170 línguas indígenas no Brasil.
Nome: Bianca