Descobre
É com a história de Telémaco que vive em ítaca com a mãe e que suporta mal a presença dos pretendentes da mãe, que querem tomar o lugar do Ulisses que havia partido para a guerra de Tróia há largos anos, que tudo começa.
Atena, disfarçada, aconselha Telémaco a ir à procura do pai e então ele convoca a Assembleia e decide ir em busca do pai.
Vai numa nau até Pilos, a casa do rei Nestor, que lhe conta certas peripéciasda Guerra de Tróia e da morte de Agamémnon.
Depois, vai até Esparta com o filho de Nestor e, no palácio de Menelau e de Helena, ouve mais histórias da Guerra.
Enquanto Telémaco procurava pelo pai, Hermes é enviado por Zeus a Ogígia para ordenar a Calipso que deixe Ulisses partir e, então, ele faz uma jangada e parte.
Em alto mar, sofre uma tempestade e vai ter à Terra dos Feaces, onde se encontra com a princesa Nausícaa. Ela aconselha-o a ir ao palácio e diz-lhe o que deve fazer para obter ajuda e ser bem recebido.
Ulisses, depois de ouvir as histórias do poeta, emociona-se, chora, e o rei Alcínoo pede para ele contar a sua história.
Ulisses começa então por contar o dia em que deixaram Tróia para trás e que passaram por várias Terras...
1º Capitulo: Telemaco e os pretendentes
Helena foi raptada pelos troianos. Assim os gregos cercaram Tróia com o objectivo de recuperar helena com a colaboração do rei de Itaca, Ulisses, que não gostava nada de batalhar chegando mesmo a fazer de louco para não ir para não partir. Ulisses era conhecido como o homem de mil façanhas e ardis.
O cerco a Tróia durou 10 anos acabando por derrotar os troianos. Quando Ulisses regressava á sua pátria desviou-se da sua rota acabando mais dez longos anos longe da mesma. Enquanto Ulisses navegara pelo mar desejos de voltar a ver sua mulher e seu filho estes esperavam-no ansiosamente.
Eram muitos os que já consideravam Penélope viúva e esta já tinha muitos