Descoberta da infancia
CURSO DE PEDAGOGIA
A DISPOSIÇÃO PEDAGÓGICA: ANTROPOLOGIA, COGNIÇÃO, SOCIEDADE
GUARAPUAVA
2013
FERNANDA SOARES PEREIRA, FERNANDA MERIDA, FRANCIELY LEITE, JESSICA, JULIANA.
A DISPOSIÇÃO PEDAGÓGICA: ANTROPOLOGIA, COGNIÇÃO, SOCIEDADE
Trabalho a ser apresentado na disciplina de Introdução a pedagogia no primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste, para obtenção de nota semestral.
Prof.ª Orientadora: Janete
GUARAPUAVA
2013
A disposição pedagógica: antropologia, cognição, sociedade.
A partir da análise e compreensão do capítulo entende-se o aprendizado como uma capacidade subjetiva do ser humano, aspecto singular que o diferencia das demais espécies. O homem é um ser educável, possui mecanismos cerebrais que em contato com o meio desenvolve o conhecimento. O cérebro possui uma pré-disposição, porém não está delimitado a mesma, capaz de se expandir absorvendo todo aprendizado disponibilizado.
Segundo Changeux, estes aparatos biológicos devem ser desenvolvidos principalmente no âmbito escolar, com profissionais qualificados com pré-disposição ao ensino, enfatizando a importância do pedagogo neste contexto. Nota-se que o pedagogo desenvolve o papel de agente incentivador do desenvolvimento da aprendizagem obtendo também a intencionalidade de ensinar. Para o autor este saber inato e a aprendizagem através do contato com o meio, estão estreitamente interligados durante o desenvolvimento pré e pós-natal, que é reforçado com estimulações após o nascimento.
O profissional da área da educação – o pedagogo, que busca ferramentas para expandir e disseminar o conhecimento procura meios para que isto ocorra, a princípio, infere sobre a forma como o aluno aprende e como ele recebe este conhecimento. Assim como no período de infância em que o adulto é responsável por apresentar o mundo à criança, o professor, posteriormente será responsável pela continuidade deste processo.
A