Descerramento
Um diretório, também chamado de pasta,
Representa um contêiner de informações, que pode conter arquivos ou outros diretórios. Da mesma forma que os arquivos, diretórios tem nome e atributos, que são usados na localização e acesso aos arquivos neles contidos. Cada espaço de armazenamento possui ao menos um diretório principal, denominado diretório raiz.
Diretório raiz
Também chamado de diretório principal, Esse diretório organiza todos os arquivos e sujeita todos os outros diretórios as suas regras de uso.
Estrutura dos
Diretórios
Toda essa estrutura de arquivos e diretórios pode ser vista como uma árvore. Assim, o diretório principal, que não tem nome, é conhecido como a raiz ("root", no original em inglês), os diretórios são ramificações e os arquivos são as folhas.
A organização
Operações com diretórios
-Criar- utilizado para criar um determinado diretório.
Inicialmente é criado um diretório vazio, contendo apenas o ponto e o ponto-a-ponto.
-Apagar- operação utilizada para apagar um determinado diretório. Normalmente, só é possível excluir um diretório vazio.
-Abrir- a partir dessa operação é possível abrir um diretório. Antes de ler um diretório é preciso inicialmente, abri-lo.
-Fechar- operação utilizada para fechar um diretório.
Nome de caminhos
Quando organizamos um sistema de arquivo baseado em uma árvore de diretórios, torna-se necessário uma forma de especificar o nome dos arquivos, e para isso são usados, comumente, dois métodos: nome de caminho absoluto e nome de caminho relativo. Nome de caminho absoluto é formado pelo caminho entre o diretório raiz e o arquivo especifico. o nome do caminho absoluto sempre inicia no diretório raiz e são únicos.
Nome de caminho relativo o nome de caminho relativo é utilizado em conjunto com o conceito de diretório de trabalho. Assim, um usuário pode designar um diretório de trabalho específicos e