Descentralização
Em que consiste centralizar e descentralizar.
Centralização é a sistemática e consistente reserva de autoridade em pontos centrais da Organização. Centralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que esta sendo executado não é tomada por aqueles que executam, mas em um ponto mais alto da organização.
A Descentralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que esta sendo executado é tomada pelos que o executam, ou com sua participação.
Não podemos confundir descentralização com delegação. Delegar é um instrumento especifico de uma chefia para um subordinado. Descentralizar implica consistente delegação ao longo da cadeia hierárquica.
Nem centralização, nem descentralização devem ser levadas as ultimas conseqüências: é indispensável um equilíbrio. O grau ideal de centralização é especifico para cada organização.
Cada organização terá um ponto ideal de centralização em função da sua complexidade, tamanho, dispersão, variedade de produtos e mercados, dispersão geográfica, qualidade de pessoal e tecnologia de empregada. Vantagens da Descentralização.
Talvez a maior vantagem da descentralização para médias e grandes organizações, além da mencionadas no texto, podemos ver também como a melhor forma de preparar pessoas para o topo da organização, pois proporciona treinamento prático e oportunidades de avaliação. Os administradores no nível de direção devem ter uma boa visão sistêmica, e a melhor forma de desenvolve – la é praticando do processo decisório.
Riscos Administrativos. Descentralização.
O maior risco da descentralização é a decisão errada por falta da visão de conjunto, ou global, ou sistêmica da organização. Geralmente, as pessoas da administração superior costumam ter boa visão sistêmica da organização em razão das suas atribuições. Se a organização se descentraliza, será necessário um bom sistema de comunicação para proporcionar a visão sistêmica e quem tiver