Descentralização
As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa, os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos, as decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais, a centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
Descentralização da administração, a autoridade capacitada para tomar a decisão ou iniciar a ação deve ser delegada ao que está o mais próximo possível da situação pois eles terão maiores informações sobre a situação e poderão atuar de maneira mais eficiente já que conhecem o processo e os envolvidos nele. Este tipo de atitude gera maior confiança e motivação no grupo.
A administração descentralizada gera uma maior identidade dos administradores médios com a organização, e, por mais que os custos de treinamento e seleção, destes administradores, possam ser elevados, esse processo cria envolvimento dos colaboradores no intuito de serem reconhecidos pelo seu esforço dentro da organização.
A descentralização da administração é uma ferramenta altamente eficaz para o desenvolvimento da organização, pois, otimiza o tempo, desenvolve melhor os colaboradores e cria envolvimento dos subordinados no processo decisório, mas é importante que a descentralização das decisões seja realizada de maneira segura, baseada na competência do administrador tomador de decisão e que seja esclarecido aos envolvidos sobre o poder que este detém.