Descentralizaçao
Uma empresa pode se tornar centralizada ou descentralizada por inúmeros motivos, tais como necessidade e forma de que uma empresa escolhe para tomar suas decisões, podendo variar conforme as ameaças, dificuldades e problemas que a mesma vem enfrentando.
Quando uma empresa se encontra com necessidade de tomar rápidas decisões e criar novas estratégias, a mesma tende a se centralizar para que o objetivo seja atingido de forma mais rápida e eficaz, mantendo o poder de tomar decisões e escolhas estratégicas em posse de gerentes, diretores e outros maiores cargos hierárquicos. Porem quando não se tem essa necessidade a empresa tende a ficar mais descentralizada, mantendo essas responsabilidades em posse de departamentos a fim de dividi-las em setores para que a alta gerência possa tomar decisões e estratégias a fim de expandir a empresa no mercado. Também é bastante variável, conforme o tamanho da empresa, perfil e características junto ao mercado empresarial.
Vantagens da centralização:
Facilidade de controle
Eficiência na comunicação
Melhor acesso a informação
Menos redundância de tarefas
Desvantagens da centralização:
Alta dependência
Menor competição entre unidades
Desestimulo a criatividade
Ineficiência no uso de recursos
Vantagens na descentralização:
Competição positiva entre unidades
Criatividade na busca de soluções
Desvantagens na descentralização:
Maior autonomia para os gerentes
Comunicação com menor eficiência
Dificuldade de localizar responsáveis
Dificuldade de controle e avaliações
Departamentalização
Trata-se do agrupamento de funções de mesmo objetivo e linhas de ações, sendo medido pelas suas características e similaridades, podendo ter diversos objetivos a fim de facilitar a coordenação de funcionários e aproveitar da melhor forma possível os recursos disponíveis em uma determinada empresa.
Exemplos:
Agregação: reunir funcionários especialistas em um mesmo departamento