descartes
Fichamento do Discurso do método - René Descartes
Matéria: Metodologia e lógica jurídica
Professora Ila Borges
Turma: NC1
Curso de Direito
José Lucas Aurelli Abdalla – RA00129660
São Paulo/2013
Introdução
René Descartes foi um importante filósofo e matemático, sua obra intitulada “Discurso do Método” foi publicada originalmente em 1637 e é uma das mais famosas obras da literatura filosófica, sendo por muitos considerado o texto que fundamente a ruptura cultural que da origem a Filosofia Moderna. O texto é composto de seis partes onde o autor, partindo de um relato de sua biografia intelectual, expõe de maneira clara e sucinta os grandes traços de seu novo sistema filosófico.
Percebe-se no livro Discurso sobre o método de René Descartes que o mesmo é um filosofo cuja característica é o seu temperamento matemático, sua preocupação era com a ordem, a clareza e a distinção. Percebe-se que Descartes preocupava-se também em manter a sua filosofia positiva e concreta, contudo de modo simples e claro. Descartes propôs fazer uma ciência essencialmente pratica e não especulativa, queria disciplinar a ciência e isso seria possível com um bom método. Esse método seria universal, inspirado no rigor matemático e racionalista.
Suas obras principais são tidas como clássicas são elas; regras para a orientação do espírito- 1628 (primeiros conceitos do método cartesiano), Geometria -1637 - (estudos e reflexões sobre a matemática, a física e a geometria), Discurso do Método-1637 (instruções de como conduzir a razão, como buscar a verdade na ciência), Meditações- 1641 (expande as reflexões do discurso do método cartesiano).
Descartes propôs que sempre devemos duvidar de tudo em todos os momentos. Afirmava que era necessário distinguir o verdadeiro do falso. O método cartesiano põe em dúvida tanto o mundo das coisas sensíveis quanto o das inteligíveis, ou seja, duvidar de tudo, As coisas só podem ser apreendidas por