Descartes O Herege
Igo Vinícius Vasconcelos Carneiro
Natal, 2013.
DESCARTES, O HEREGE.
Descartes, o filosofo criador do Método Cartesiano, ao recitar: “Penso, logo existo” chegou a sua verdade indubitável, irrefutável, uma verdade que se apresenta de forma clara e distinta, o que pode ser chamado de evidente.
“dixitque Deus fiat lux et facta est lux (Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita)”
Segundo as regras do Método Cartesiano:
“A primeira consistia em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal: isto é, evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção; não incluir nos meus juízos nada que não se apresentasse tão clara e distintamente à minha inteligência a ponto de excluir qualquer possibilidade de dúvida”.
Como podem os homens, acreditarem em uma coisa, uma voz que vem do nada para o nada, sem saber se essa voz tem som, ou sem que alguém tenha ouvido, que sua sombra pairava sobre o firmamento, mesmo sendo ele próprio, a própria luz que fazia sombra em si mesmo, ordenar a existência da luz, sem que a própria luz tivesse esse nome? Como podem afirmar que conhecem esse ser, coisa, deus, sem conhecer nem a si mesmos, sem conhecer a própria natureza? Isso não está claro e evidente à minha inteligência, não posso eu, não deveriam poder os homens dotados de razão, excluir qualquer possibilidade de duvidas sobre essa afirmação, de que alguém disse e outros, muito tempo depois escreveram, que deus, seja lá o que for, disse para a luz se fazer e ela antes de existir se fez. Descartes, definitivamente era um herege maldito.
“A segunda era dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias para melhor poder resolvê-lo”.
A Pessoas que escreveu o “Genesis” da bíblia se chamava Moises, o “Genesis” é primeiro capitulo da bíblia cristã. Segundo a própria bíblia, Moisés viveu cerca de 120 anos há 1.250 anos antes de cristo, 3.263 anos atrás, e além de falar com deus, receber