Descartes de óleo automotivo na cidade de Campo Mourão
Edilson Luis Fernandes
Gercilaine Rieling
Paulo Roberto Rodrigues
RESUMO
Esse trabalho procura apresentar a importância da preservação ambiental nos dias de hoje. Para tanto, foram buscadas informações no setor de oficinas mecânicas, entendendo a conscientização dos envolvidos nos processos de trocas de óleos automotivos. Devido a importância dos cuidados para o manuseio desses resíduos, normas ambientais devem ser seguidas minimizando assim os impactos causados no meio ambiente.
Palavras-chave: 1. Impactos ambientais; 2. Resíduos sólidos; 3. Óleo Automotivo.
INTRODUÇÃO
A composição do óleo automotivo pode prejudicar gravemente a natureza, portanto, inspiram-se cuidados especiais para manuseio desses produtos. Logo, para saber se os proprietários e funcionários das mecânicas e autopeças de Campo Mourão estão se preocupando com a degradação causada por esses materiais, foram usados algumas metodologias importantes para a elaboração de coletas de dados. As informações relevantes para o estudo dessa problemática estão partindo de uma fundamentação teórica, além de alguns conceitos em relação a essa temática.
Bem, os processos de trocas de óleos lubrificantes automotivos estão presentes na maioria das atividades de manutenção preventiva realizadas em oficinas, postos combustíveis, garagens e serviços. A falta de informações sobre a periculosidade destes óleos, aliada aos elevados custos para coleta e transporte, especialmente no Brasil, pelas dimensões continentais, tornou-se um fator preocupante, principalmente para as empresas de pequeno porte. Campo Mourão - PR, por conta do seu fluxo de pessoas da COMCAM e região tornou-se um dos municípios com a maior geração de óleos lubrificantes usados. Não foram encontrados dados que comprovassem a elaboração de palestras voltadas aos manuseios de produtos poluentes em Campo Mourão,