Descarte de resíduos sólidos
LIXO E RESÍDUOS, QUAL A SOLUÇÃO?
Dá para acreditar que uma única pessoa produz em média 1,5 Kg de lixo por dia? Acha pouco? Então multiplique isso por 8 bilhões de pessoas, que representa a estimativa da população mundial... É muito lixo, não é mesmo?
A sociedade está consciente dos males causados pelo lixo e resíduos como poluidores do meio ambiente através da degradação física, química, biológica que causam nas áreas em que são descartados. Para resolvermos um problema, primeiramente devemos conhecê-lo e reconhecê-lo. Um dos grandes desafios, atualmente, é fazer da reciclagem uma forma de diminuição da dispersão de resíduos no meio ambiente.
O problema é que grande parte desse lixo fica no meio ambiente sem receber tratamento adequado, provocando a poluição que pode durar por séculos, e acarreta vários problemas, como por exemplo: enchentes nas cidades pelo acúmulo de lixo nos bueiros, morte de plantas e animais aquáticos pela quantidade de lixo jogado nos rios e mares, poluição do solo, contaminando plantações, entre muitos outros problemas graves.
O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para o processo da reciclagem e para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população, como a poluição visual, do solo, do ar e do lençol freático, além de danos à saúde humana. A separação dos resíduos é mais simples do que se imagina. É essencial separar os secos (plásticos, vidros, papelão, etc.) dos úmidos (orgânicos, como resto de comida).
Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada por uma cor diferente:
Papel - Azul
Metal - Amarelo
Vidro - Verde
Plástico – Vermelho
Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta Seletiva que consiste na separação do lixo que é descartado por pessoas e por empresas. Ao ser feita a separação do lixo, o lixo que não pode ser reciclado não contamina o que pode ser reciclado, diminuindo os custos da