Descarte de Pilhas e Baterias
Problema: As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.
As pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia. Justamente por serem biocumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas.
Hipótese: Se coletarmos essas pilhas na escola, poderemos dar o destino correto a elas, e assim diminuir a poluição gerada por esse tipo de lixo.
Objetivo: Dar o destino correto a esse tipo de lixo, diminuindo assim a poluição do ambiente.
Justificativa: A conscientização entre os alunos sobre o problema é um meio de reduzi-lo e destiná-lo a um fim adequado. Dar o fim errado para as pilhas gastas, é extremamente perigoso para a natureza, já que o liquido não é biodegradável, e perigoso para o homem, pois pode contaminar lençóis freáticos e o solo.
Publico alvo: Os alunos do turno da manhã da escola Centro Sinodal de Ensino Médio do Litoral Norte
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ser-descartadas-nos-lixos-comuns http://www.mundoeducacao.com/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm
CRONOGRAMA: os pontos de coleta serão verificados semanalmente. Caso haja uma grande quantidade de pilhas e baterias, serão