Descargas Atmosfericas
Italo Tadeu Lopes Dias
Rafael da Costa Vieira Magalhães
Departamento de Engenharia Elétrica, CEFET-MG
Professor
Resumo – Este artigo faz uma abordagem conceitual acerca do tema “Descargas atmosféricas”. Foram abordadas as considerações genéricas do fenômeno e suas principais características, além de noções básicas sobre sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
Abstract – This article presents a conceptual approach on the topic "Lightning." The survey covered general considerations of the phenomenon and its main features, beyond the basics of lightning protection system (LPS).
Palavras-Chave – Descargas Elétricas, Modelagem, Consequências, SPDA.
I. OBJETIVO
Abordar o assunto nos seus aspectos elementares e simplificados. Abordar os fenômenos e mecanismos básicos envolvidos no estabelecimento das descargas atmosféricas, apresentar a tipificação e nomenclatura e caracterizar os parâmetros envolvidos na modelagem do fenômeno. Abordar noções básicas de SPDA.
II. INTRODUÇÃO
A descarga atmosférica também conhecida como raio, consiste numa intensa descarga elétrica que ocorre na atmosfera. Trata-se de um fenômeno complexo, que se expressa através do fluxo de uma corrente impulsiva de alta intensidade e curta duração, cujo percurso de alguns quilômetros parte da nuvem e, em alguns casos, atinge à superfície da Terra [1]. O fenômeno do raio nada mais é do que uma descarga elétrica proveniente da carga acumulada nas nuvens para o solo [2,3].
III. METODOLOGIA
Inicialmente foi realizada uma busca na biblioteca do CEFET-MG sobre o tema “Descargas Atmosféricas”. Foram incluídos como referência básica para construção do artigo os itens um e três contidos na referência bibliográfica. Também foram utilizadas teses, artigos e documentos pesquisados em sites de busca, cujo principal sitio pesquisado foi o do INPE[6].
IV. DESCARGAS ELÉTRICAS
A. Formação
Pode-se comparar o fenômeno da descarga elétrica com a descarga de um capacitor.