descarga em gases sobre press o atmosf rica
CAMPUS SULACAP
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA EXPERIMENTAL III
DESCARGA EM GASES SOB PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Introdução Teórica
Este equipamento foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) que, motivado por uma conferência que assistira de Marie Curie, passou a se dedicar a pesquisas no campo da Física Atômica. Uma das consequências destes estudos é a construção do gerador que leva seu nome, o qual teve aplicação direta em várias áreas do conhecimento como na medicina e na indústria.
Nas escolas, este aparelho é destinado ao estudo experimental da eletrostática. Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
Objetivos
Entender o conceito de cargas elétricas;
Descrever e entender o fenômeno de geração de cargas elétricas em um gerador do tipo Van der Graaff;
Entender o fenômeno da descarga elétrica e o mecanismo de transportes de cargas na atmosfera.
Reconhecer a importância da pressão e a distância entre os eletrodos na capacidade de condução elétrica num gás.
Material Utilizado
Gerador eletrostático do tipo Van der Graaff;
Uma esfera Metálica com bastão;
Uma conexão com pinos;
Procedimentos Práticos
Como funciona o Gerador de Van de Graaff ? Uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas), conforme figura abaixo. Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo.
Fig. 1 –