Desbridamento
TRABALHO DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA
DESBRIDAMENTO DE QUEIMADURAS
3º Modulo/ noturno
Professor: Eudes Adão
Alunas:
Carla Cristina
Angélica Andrade
Jéssica Gomes
UBA
INTRODUÇÃO
Queimaduras são lesões comuns, a maioria de pequena extensão autotratáveis, aquelas com maior extensão são lesões graves que exigem tratamentos intensivos e reabilitação. A profundidade da lesão é classificada como sendo de primeiro, segundo e terceiro e quarto graus.
O tratamento inclui desbridamento, curativos, escarotomia, fasciotomia, enxertos, reposição hídrica, balneoterapia. O avanço da ciência e tecnologia possibilitou o aumento da sobrevida dos clientes com queimaduras, diminuindo a taxa de mortalidade em níveis expressivos.
Neste trabalho abordaremos o desbridamento cirúrgico com um olhar voltado as intervenções do serviço de enfermagem.
QUEIMADURAS/DESBRIDAMENTO:
Para falarmos de desbridamento de queimados precisamos entender que as queimaduras são classificadas em quatro graus, conforme sua profundidade: * Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa, dolorosa, mas que regride em poucos dias. Como exemplo tem a queimadura solar. * Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda causa bolhas * (FLICTENAS) e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas. * Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida, (NECROSE) não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá queimaduras de primeiro e segundo grau. * Queimadura de Quarto Grau- é o que denominamos de carbonização, onde há perda total da estrutura e da função morfológica.
Conceito