DESAFISOS DA PR TICA DO MINIST RIO PASTORAL NO MUNDO CONTEMPOR NEO
1643 palavras
7 páginas
1DESAFIOS DA PRÁTICA PASTORAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
Domingos de Sousa Machado1
Introdução
As primeiras décadas do século XXI se descortinam sobre a igreja de
Cristo apontando para a consolidação de profundas mudanças sociais, políticas, econômicas, filosóficas e religiosas, que tiveram início desde a segunda metada do século passado. O mundo atual é pragmaticamente diferente de tudo aquilo que já se viu. Do ponto de vista ético, é quase amoral e narcisista; do ponto de vista político, pluralista; do ponto de vista filosófico, relativista; do ponto de vista econômico, consumista; e do ponto de vista religioso, místico e fetichista.
Sem dúvida, é neste último aspecto onde se concentram os maiores os maiores desafios para igreja e para a prática pastoral. A religiosidade pósmoderna é marcada pela insegurança existencial centrada na identidade individual. A busca pelas experiências religiosas individuais e a hipervalorização do pluralismo religioso não só revelam o narcisismo religioso do indivíduo pós-moderno como também tem gerado um sentimento de revolta contra a religião institucionalizada.
Como resultado de tudo isso, as pessoas não buscam na religião as noções de verdade, pois cada uma possui a sua, dizem. Procuram experiências, as mais diversas e mais intensas, a fim de satisfazerem seus apetites narcisistas. Querem uma religião funcional. Aliás, não é religião que querem, mas, como já dito, experiências místicas - não importando quem ou como se ofertam essas experiências.
De modo trágico, essa visão religiosa tem contaminado a religião cristã.
Deus não é mais visto, de modo geral, como o Senhor do universo a quem se deve amar e servir ao longo de toda vida, é, pelo contrário, alguém que tem o dever de satisfazer minhas necessidades e desejos; e se tenho algum dever para com Ele, isso se deve ao fato de cumpri-lhe algumas exigências (dízimos, sacrifícios pessoais, esmolas) para que me abençoe. A lógica de mercado, constituída da troca de sacrifícios por