Desafios e oportunidades no campo do comportamento organizacional
Sala MD3
Gestão de Pessoas
Professor Pedro Aguerre
Federico Paduan
São Paulo, 3 de maio de 2013
Desafios e oportunidades no campo do comportamento organizacional
O comportamento organizacional e sua compreensão é muito importante nos dias de hoje, pode-se ver pelas grandes mudanças que estão acontecendo constantemente nas organizações. O funcionário padrão está mudando e envelhecendo; cada vez mais mulheres e membros de classe minoritárias estão conseguindo seu espaço no mercado de trabalho. O chamado downsizing e o grande uso de trabalhadores temporários, estão quebrando laços de lealdade entre funcionários e seus empregadores por isso, com a competição globalizada, os funcionários devem tornar-se mais flexíveis para que se adaptem as grandes mudanças. Pensando que, o mundo sofre com grandes incertezas financeiras internacionais veio a tona o desafio de administrar pessoas e trabalhar com elas em tempo de crise. Enfim, perante os desafios de hoje os administradores utilizam de diversos conceitos sobre comportamento organizacional.
Administrando as pessoas durante épocas de crise
Com a crise de 2008, ocasionada pela quebra do banco de investimento Lehman brothers fez com que empresas e seus funcionários, brasileiras e de todos os países inseridos no mundo capitalista, sofressem os efeitos dessa crise pela grande interdependência das economias globais.
Respondendo à Globalização
Aumentos das missões internacionais e trabalhando com pessoas de diferentes culturas
Após as crises as empresas mais flexíveis acabaram se adaptando ao novo meio de mercado, portanto estas começaram a terceirizar alguns áreas de produção a fim de minimizar custos, fazendo com que, em geral, a sede se concentre em grandes metrópoles e suas partes de produção em cidades de baixo custo de produção, como China, Indonésia, entre outros. Sendo assim, a necessidade de ser flexível as diferentes culturas é indispensável aos