Desafios Para Uma Educa O Docente C Pia
RA: 3703597554
Desafios Para Uma Educação
O Tempo e o Trabalho Docente
Introdução
O papel do professor com a escola tradicional coloca em prática os desafios pedagógicos para uns trabalhos docentes. E o papel da escola ocupa hoje na sociedade brasileira é complexo e a organização do fazer escolar é repetidora do sistema social injusto que a sociedade criou e o mantém como forma de emperrar mudanças que possam alterar a ordem dominante.
Trajetória e Estratégias de Ação
Utilizando-se da pesquisa-ação, como abordagem metodológica para a inserção da EA no currículo escolar, observou-se a intersecção entre a aquisição de conhecimento e a prática de convívio social que aliasse a funcionalidade da teoria à execução de projetos de intervenção em escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.
Dessa forma, buscou-se mudanças conceituais, atitudinais, ressignificação de valores e o desenvolvimento das competências para que os professores pudessem atuar de forma autônoma e propositiva na transformação do espaço escolar e do contexto social da comunidade em que vivem, atuando na construção de novos significados para a complexidade das relações entre os seres humanos, a sociedade e o meio ambiente.
Objetivo do Projeto
Entende-se que o profissional da educação em nossa região, com raras exceções, perdeu sua identidade docente na atual organização do trabalho escolar, sendo esta determinada por técnicos e “especialistas” de nível hierarquicamente superior. A grande maioria das suas atribuições é burocrática, imposta pelos sistemas de ensino, fazendo com que seu projeto profissional acabe sendo o “de cumprir tarefas”, com atividades fragmentadas, sem controle e autonomia sobre o conteúdo e a forma de como exercer seu projeto-processo de reflexão de sua prática pedagógica. Assim, acaba exercendo a “pedagogia bancária”, denunciada por Freire (1997) e uma abordagem tradicional da EA (GUIMARÃES, 2004).
Público Alvo
Ensino Fundamental de 9 anos
Proposta de ação